Foi pela Estrada dos Tropeiros, SP 068, que D. Pedro I passou na viagem que fez entre Rio e São Paulo, no ano de 1822 e que culminou no Grito da Independência. Na época ela era chamada Caminho Novo da Piedade e era uma das estradas reais.

    A Estrada dos Tropeiros começa na Via Dutra, na altura de Silveiras e segue até Bananal, perfazendo o antigo Caminho Novo da Piedade, que foi construído entre os anos de 1725 e 1778 e ligava a Freguesia da Piedade, atual Lorena, à Fazenda Santa Cruz, dos jesuítas, no Rio de Janeiro. Foi planejada e executada utilizando-se as trilhas dos índios, e a sua função seria a de transportar o quinto do ouro extraídos das minas para a coroa, bem como o estabelecimento de postos de fiscalização. Destinava-se ao ciclo do ouro, mas foi de grande utilidade durante o ciclo do café, alguns anos mais tarde.

    A partir de sua inauguração as terras as suas margens foram distribuídas em sesmarias, para que ocupadas, passassem a produzir alimentos e a manter o caminho. Essa ocupação atingiu o ápice durante o ciclo do café, que se estendeu até 1890. A Fazenda da Barra foi construída em uma dessas sesmarias.

    Foi pela Estrada dos Tropeiros que D. Pedro I passou na viagem, no ano de 1822, quando o Brasil conquistou sua independência. No seu trajeto, entre Silveiras e Bananal, surgiram cidades que hoje conservam sua majestade, nas construções, nas fazendas históricas e atrações naturais.

    Outrora em decadência essas cidades revelam hoje, o potencial para o resgate da história e desenvolvimento do turismo histórico, cultural, ecológico, de aventura e para o lazer de modo geral. As seis cidades, Silveiras, Areias, Queluz, São José do Barreiro, Arapeí e Bananal estão situadas estrategicamente, em média, a quatro léguas (24km). Formam, juntamente com Cunha, o que hoje se denomina Circuito Turístico Vale Histórico, denominação que visa fixar a região como destino turístico.
   
    A Estrada dos Tropeiros corta o Vale Histórico ligando as várias cidades, suas riquezas e atrações turísticas.

    O Roteiro Caminhos da Corte é uma associação que reúne 21 empreendimentos distribuídos por essas 6 cidades, entre eles a Fazenda da Barra. Qualquer dos membros está apto a sugerir ou planejar roteiros que envolvam estas 6 cidades. Uma boa sugestão para quem deseja conhecer o Vale Histórico e a Serra da Bocaina é entrar no site do Roteiro http://www.caminhosdacorte.com.br/ ou pegar o folder-mapa em algum local de distribuição nas nossas cidades.

    Atualmente chamada SP 068 a Estrada dos Tropeiros já foi a Rio-São Paulo (ás vezes ainda é chamada de antiga Rio-São Paulo) por onde se viajava entre as duas cidades antes da construção da Via Dutra.

    Principais pontos turísticos às margens da Estrada dos Tropeiros

1)    Santuário Nacional da Santa Cabeça - em Silveiras .
2)    Entre no Paraíso Atelier e Café - próximo ao pórtico de entrada de Silveiras.
3)    Restaurante do Ocílio - comida tropeira em Silveiras.
4)    Casa da Cultura de Areias.
5)    Mirante do Morro Frio - na divisa entre Areias e São José do Barreiro.
6)    Fazenda Pau D'alho - a 4 km de São José do Barreiro na direção de Areias.
7)    Cidade de São José do Barreiro.
8)    Fazenda da Barra - a 6 km da estrada em Formoso.
9)    Hotel Fazenda Clube dos 200 - em Formoso.
10)  Fazenda dos Coqueiros - a 5 km de Bananal em direção a Arapeí.
11)  Cidade de Bananal.
12)  Fazenda Loanda - 6 km além de Bananal.

    A Fazenda da Barra está situada na Serra da Bocaina, município de São José do Barreiro, SP, que faz parte do circuito turístico do Vale Histórico.

    Quando vier para a Serra da Bocaina ou para o Vale Histórico não deixe de conhecer a Fazenda da Barra!
Clique para ampliar! Clique para ampliar! Clique para ampliar! Clique para ampliar! Clique para ampliar!
   Quando vier para a Serra da Bocaina ou para o Vale Histórico não deixe de conhecer a Fazenda da Barra!
Pousada Fazenda da Barra - Serra do Formoso - São José do Barreiro - SP
Fone: (12) 3117-1166 | (24) 9823-1154 | (24) 3321-2650  - E-mail: fazendadabarra@fazendadabarra.com.br
Copyright ©2010-2013 - Pousada FAZENDA DA BARRA
Desenvolvido por hljunior Web Designer
 
 
 
CONTATO:
Paulo Mattos e Daniela Oliveira - E-mail: fazendadabarra@fazendadabarra.com.br
Tel: 12 997532479 whats app | 12 31171166 | 24 998532479 whats app | 24 33212650
São José do Barreiro, - -